
Toco Dance Club
Toco Dance Club foi uma tradicional casa noturna paulistana. Ela abriu suas portas em 1972 e encerrou as atividades em 1997. Era localizada na zona leste de São Paulo tinha capacidade para mais de quatro mil pessoas. Seu sistema de som e luzes era referência incontestável.
A Toco encabeça o que pode ser considerado como uma espécie de tríade de inesquecíveis danceterias paulistas ao lado de Overnight e Contra Mão. De tão queridas, várias festas em homenagem às três casas já extintas foram realizadas nosanos 2000.
Desde o final dos anos 90, com o fechamento da casa, o imóvel de número 509 da rua Dona Matilde, no bairro de vila Matilde, dá lugar a um bingo. Na noite do dia 23 de junho de 2000 uma festa marcou a re-inauguração da casa noturna, agora com o nome de Espaço Da toko. Segundo organizadores, com a casa lotada, mais de mil pessoas ficaram de fora da festa.
Música
O estilo musical predominante nas pistas de dança da Toco era a música. No entanto, por ter existido durante 30 anos, os freqüentadores puderam acompanhar diversas transformações do gênero, desde a disco music até o drun and bass. As festas, discos e programas de rádio que relembram a época denominam o estilo simplesmente como flash house.
Incontáveis DJ´s nacionais e internacionais passaram pelas pickups da Toco. Os residentes mais famosos foram Vadão e Ricardo Crunfli. Vale destacar a presença constante dos DJs Iraí Campos, Barney, Andy, Ricardo Guedes, Badinha e Grace Kelly Dum.
A casa noturna foi a responsável pelos shows no Brasil das bandas Information Society, A-Ha, Kc and Sunshine Band ,Queen , Technotronic e muitas outras. Dada a grande demanda, certas apresentações foram realizadas em outros espaços, como estádios de futebol e praças públicas.Algum tempo depois a casa foi fechada novamente.
DJ Marky
Antes de ganhar fama mundial, oDj Marky, então chamado Marky Mark, tocava na pista alternativa da Toco – que comportava um público menor que a pista principal. Nos primeiros anos de carreira Marky tocava techno. Aos poucos, em sintonia com a vanguarda da música eletrônica, passou a tocar jungle, estilo precursor do que veio a ser conhecido como drun and bass. Assim, não é exagero dizer que os frequentadores da Toco acompanharam de perto o surgimento de um estilo totalmente novo na história da música.

Discografia
Diversos discos de vinil e CDs foram lançados por diferentes gravadoras com músicas que faziam sucesso nas pistas de dança da Toco. Confira abaixo a relação de álbuns, com título, gravadora, ano de lançamento e músicas de destaque.
• Toco House Hits, WEA (1989). Megamix do Company B.
• Toco Dance Music II, ToCo Netherlands (1990). West Bam - Hold Me Back.
• Toco Dance e Flash Hits, ToCo Netherlands (1991). Stevie B. - Spring Love e LNR - Work To The Bone (considerada pelo DJ Vadão como a música síntese da casa noturna).
• Toco Dance Hits 4, Paradoxx music (1994). Ace The Space - Nine Is A Classic e Headshop - Xenomorph.
• Toco Dance Hits 5, Fieldzz Discos (1995). 20 Finger feat Roula - Lick It e The Outhere Brothers - Boom Boom Bomm.
• Toco Dance Hits 6, Paradoxx music (1996). Real System - There Is No More Love, DJ Deeon - Sex Party e Antic - The Ultimate.
• Toco Dance Hits 7, Paradoxx music (1997). Angelina - I Don´t Need You Love e Muffinators - Feel It.
• Toco Dance Hits 8, Spotlight Records. CJ Bolland - Sugar Is Sweeter e Nell - Better a Life.
• Toco Underground Hits,Paradoxx musica (1997). Sapiano - Game Show e DJ Zinc - What Is It.
Há ainda dois lançamentos assinados pelo DJ Marky.
• DJ Marky Mark & Toco Jungle Tracks, Fieldzz Discos.
• DJ Marky Mark Suburbanbase Compilation, Fieldzz Discos.
DVD
Filmografia
Um DVD lançado em 2005 pela gravadora Fieldzz celebra as três décadas de funcionamento da casa. Nele há clássicos que marcaram época, como Move This, doTechnotronic; No Limit, do 2 Unlimited, Rhythm Is a Dancer, do Snap. Um clássico da casa que não está no disco é Head Hunter, do grupo Front 242
O DVD Toco - The History foi lançado em uma festa no dia 08 de outubro de 2005 no Espaço das Américas e contou com show do grupo Technotronic.
Espaço Datoko
O Espaço Datoko é uma nova danceteria no mesmo endereço da antiga Toco Dance Club. Apesar de estar sob o comando de outros proprietários, a proposta é seguir a mesma linha de sucesso seguida pela danceteria original.
A festa de inauguração da nova casa foi no dia 23 de junho de 2007.A apresentação ficou sob o comando do locutor da rádio Energia 97 FM Silvio Ribeiro.
O line-up de DJs contou com Ricardo Guedes (ex-DJ da Contra Mão), Badinha (ex-DJ da Over Night), Wagnão (ex-DJ da Curto Circuito), Vadão (antigo residente da Toco), além dos DJs do programa Energia na Véia, da rádio Energia 97 FM, Akeen e Marcos Freitas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário